Pesquisar este blog

domingo, 19 de junho de 2011

Bolo Preto

E nos festejos juninos, estou postando a receita do bolo preto que faz o maior sucesso e vem de muitas gerações da família do meu amigo e Chef Remo. A receita parece ser trabalhosa, mas é facim facim!

Ingredientes:

2 rapadura pretas
250g de açúcar
1l de água
1 colher (sopa) de canela em pó
1 colher (sopa) de cravo em pó
1 colher (sopa) de erva-doce em pó
1 pitada de sal
1l de leite
1 coco seco
1 colher (sopa) de manteiga derretida
4 xícaras de farinha de mandioca fina
1 xícara de massa de mandioca seca
1 xícara de goma seca
1/2 kg de castanha de cajú

Preparo:

1º) Derreter a rapadura, o açúcar e a água e depois passar na peneira.
2º) Juntar a canela, o cravo, a erva-doce e o sal com o mel peneirado e levar ao fogo para fazer um mel.
3º) Passar o coco no liquidificar com o leite, coar e juntar ao mel da rapadura com a manteiga derretida.
4º) Peneirar os ingredientes secos e ir acrescentando sem parar de mexer ao mel de rapadura.
5º) Por último abrir as castanhas ao meio, separar algumas para decoração e juntar o restante na massa.
6º) Untar assadeiras com manteiga e levar ao forno. O tempo pode variar, mas estará pronto quando enfiar um palito e sair limpo.
                                                                                                                                       É bom demais!!

Um comentário:

  1. Amigaaaaaaaaaaa

    Até eu, que não gosto de bolo preto, gostei desse bolo!!!! É perfeito! Esse eu TENHO que aprender pq o meu marido AMAAAA bolo preto!!!

    ResponderExcluir